Como tirar segunda via do Cartão SUS

Você sabe quem pode tirar a Segunda via do Cartão SUS? – Quem perder o cartão SUS poderá solicitar uma segunda via do Cartão SUS na mesma unidade credenciada onde pediu a primeira via.

Somente se o número de identificação do cartão perdido não puder ser encontrado, é que um novo cartão deverá ser feito. Os documentos para a solicitação são: RG, CPF, comprovante de residência.

Emitir a segunda via do Cartão SUS

Outro modo é através da internet, na área específica do cartão no Portal da Saúde do Cidadão (https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/). Para acessar a área restrita, é necessário o cadastro, impressão do protocolo gerado e posterior validação num ponto de atendimento credenciado do SUS. Isso geralmente pode ser feito na solicitação da primeira via.

Ao acessar o sistema pela primeira vez, deve-se utilizar a opção “Primeiro Acesso” para a geração de senha.

Com o acesso liberado ao sistema, basta logar e imprimir a segunda via do Cartão SUS. O sistema apresenta informações de cadastro do usuário, histórico de consultas entre outros.

De posse do número de identificação que vem no cartão, o usuário já pode ter acesso facilitado na marcação de consultas e exames nos postos de saúde, hospitais, policlínicas etc. vinculados ao Sistema Único de Saúde.

Saiba mais:

Benefícios do Cartão SUS

O sistema do Cartão SUS surgiu para integrar as informações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), numa plataforma que permita a consulta em todo território nacional. Isso é feito especialmente pelos profissionais de saúde que venham a atender os pacientes cadastrados, independente do local dentro do território nacional onde esses solicitem algum serviço de saúde junto ao SUS.

Todo brasileiro nato ou naturalizado tem direito a um cartão SUS, incluindo menores de 18 anos, e pode adquiri-lo de forma gratuita. No caso de estrangeiros, na hora de solicitar o cartão necessita-se apresentar informações sobre sua condição (país de origem, data de entrada no país entre outros).

Aplicativo Cartão SUS

Também é possível utilizar a versão digital do cartão através do aplicativo Cartão SUS Digital, disponível no seguinte  link. De modo amplo e organizado, uma das vantagens do cartão digital é permitir a disponibilização do histórico do paciente para que, além dos profissionais de saúde, ele também possa acompanhar dados sobre sua condição física (pressão, glicemia etc.). Isso pode ser feito pela interface do aplicativo digital.

Uma das vantagens do cartão digital, é que em caso de perda a segunda via do Cartão SUS poderá ser realizada ou nos postos, como antes, ou em outro Smartphone, com os seus dados de cadastro.

Sobre o Cartão SUS

O cartão SUS é integrante do Sistema Cartão Nacional de Saúde, instituído e regulamentado pela Portaria MS/GM nº 940, de 28/04/2011. Além dos benefícios para o cidadão, o sistema também auxilia na implementação de políticas públicas mais eficazes pelo governo, que pode se utilizar de informações obtidas dos relatórios gerados com base nos cadastros no sistema.

Como tirar segunda via do Cartão SUS
5 (100%) 3 votes
17 Responses to “Como tirar segunda via do Cartão SUS”
  1. SIDNEI PAES DE LIMA
    • DAMARES gerusa da COSTA
      • ]]
  2. Celia Meira
  3. Heron Legnani de Araújo
  4. Renata
  5. natalia rodrigues moreira
  6. joão marcelo
  7. MARIA CLÁUDIA GOMES DA SILVA
  8. MARIA CLÁUDIA GOMES DA SILVA
  9. givaldo de castro ribeiro
  10. givaldo de castro ribeiro
  11. Elvis

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *